Instituto Estadual de Florestas do Amapá

Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Produtores rurais assentados recebem capacitação em manejo florestal sustentável

27/10/2016 - 13:10
Foto: Sem Autor

Produtores rurais familiares assentados no Projeto de Assentamento da Reforma Agrária Cujubim, localizado no município de Pracuúba, receberam a capacitação de Manejo Florestal Sustentável. A atividade foi executada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF/AP), em parceria com Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Amapá (INCRA), no período de 18 a 22 de outubro.

A iniciativa é fomentada pelo Programa Assentamentos Verdes e atende um plano de trabalho firmado entre o IEF/AP e o INCRA, que prevê a habilitação de áreas ao manejo florestal sustentável familiar, de base comunitária e baixo impacto.

O objetivo é tornar os assentamentos comunidades rurais autônomas e ambientalmente sustentáveis. As ações estão orientadas em quatro eixos: valorização de ativos florestais; regularização fundiária e ambiental; incentivo à cultura de produtor florestal e combate ao êxodo rural.

Nove produtores foram capacitados e atuarão na disseminação do conhecimento entre os membros das suas unidades familiares. De acordo com o extensionista e engenheiro florestal do IEF/AP, responsável pela coordenação do Plano de Trabalho, Sandro Carvalho, a parceria visa fortalecer e viabilizar a Assistência Técnica e Extensão Florestal no Estado.

“Trabalhamos para fomentar a atividade do bom manejo e habilitar áreas de reserva legal ao manejo florestal sustentável, contribuindo para a complementação e melhoria de renda dos produtores rurais familiares, assentados da reforma agrária. Dessa forma, valorizando as florestas, contribuímos com o combate ao desmatamento e consequentemente ao êxodo rural”, explicou Carvalho.

Manejo florestal sustentável

O manejo florestal sustentável é a administração da floresta para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando os mecanismos de sustentação do ecossistema, objeto do manejo, e considerando, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não-madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços florestais.


ARQUIVOS VINCULADOS
Nome Arquivo

Instituto Estadual de Florestas do Amapá - IEF
Av. Procópio Rola, 675 - Centro. Fone: (96) 3131-2650 Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá