Instituto Estadual de Florestas do Amapá

Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

IEF utilizará ferramenta para avaliar situação financeira de iniciativas florestais

17/11/2016 - 11:39
Foto: Sem Autor

Extensionistas Florestais do Instituto Estadual de Florestas (IEF) participaram da capacitação Green Value, que ocorreu nos dias 8 e 9 de novembro, e reuniu sete profissionais da Coordenadoria Técnica Florestal (CTF). O Green Value é uma ferramenta de análise financeira que permite, por meio de uma metodologia simplificada, identificar os indicadores e a situação financeira de iniciativas florestais no decorrer da safra ou ciclo de produção.

A novidade vem sendo disseminada em diversos países por meio de cursos destinados a capacitar multiplicadores da tecnologia, para beneficiar desde iniciativas familiares, associações e cooperativas até grandes produtores envolvidos na produção e comercialização de produtos madeireiros e não madeireiros, em diferentes escalas.

De acordo com o coordenador técnico florestal do IEF, Cleudon Batista, a ideia é que o Green Value se torne uma ferramenta padrão para este tipo de pesquisa. “Conhecer a real situação do empreendimento pode trazer maior segurança financeira para o negócio. Um método simplificado que avalia a viabilidade financeira de iniciativas florestais, e oferece, acima de tudo, a orientação de como monitorar e analisar os custos e as receitas”.

A capacitação é um dos resultados do projeto “Ligando Mudanças Climáticas ao Manejo Florestal Sustentável em Projetos de Assentamentos no Amapá”, financiado pelo acordo de cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O acordo possibilitou a contratação do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (IDESAM) para promover a capacitação.


Instituto Estadual de Florestas do Amapá - IEF
Av. Procópio Rola, 675 - Centro. Fone: (96) 3131-2650 Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá