Instituto Estadual de Florestas do Amapá

Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Ministro visita Amazônia para conter desmate

08/02/2017 - 07:59
Foto: Sem Autor

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, fortalecerá as medidas de combate ao desmatamento na Floresta Amazônica. Acompanhado de equipe do MMA e dos órgãos vinculados, Sarney Filho dará início nesta quarta-feira (08/02) a uma série de viagens aos estados da Amazônia Legal para lançar projetos e analisar as ações já em curso de proteção do bioma. O objetivo é acompanhar, de perto, as políticas de conservação, fiscalização e monitoramento do bioma.

“Estou viajando para a Amazônia com uma grande equipe de dirigentes do MMA para conversar com os governadores sobre o aumento dos desmatamentos nos últimos dois anos, situação que só será resolvida, num primeiro momento, com ações de comando e controle"reforçou o ministro. "Precisaremos de parceria com os governos da região para este trabalho e também nos programas voltados para a sustentabilidade, que o MMA está intensificando na região”. 

A Caravana Verde de combate ao desmatamento passará por Amazonas (08/02), Rondônia (09/02), Acre (10/02), Mato Grosso (16/02) e Pará (21/02). Liderada por Sarney Filho, a equipe será formada pelos secretários do MMA e pelos chefes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Agência Nacional de Águas (ANA). 

COOPERAÇÃO

Diversos acordos e termos de cooperação serão firmados em Manaus. Na capital manauara, Sarney Filho encontrará o governador José Melo de Oliveira para o lançamento de programas para a gestão ambiental, conservação de recursos naturais, desenvolvimento territorial e sustentabilidade na região. Em Itacoatiara (AM), a 270 Km da capital, o ministro reconhecerá áreas de manejo da Floresta Amazônica.

Em Porto Velho, na quinta-feira, Sarney Filho realizará reunião técnica com o governador Confúcio Moura sobre as ações e estratégias adotadas pelo governo do estado na gestão ambiental do território rondoniense. No encontro, será entregue o diagnóstico do desmatamento em unidades de conservação e terras indígenas locais. Também será dada a largada à construção da Unidade Regional de Purus-Madeira, do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). 

CERTIFICADOS

O itinerário desta semana da Caravana Verde será encerrado na sexta-feira (10/02) no Acre. O ministro entregará 200 certificados do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) aos moradores da reserva extrativista Cazumbá-Iracema, no município Sena Madureira (AC). Os beneficiados pelo programa se formaram em cursos como os de agricultor agroflorestal e administrador de empreendimentos florestais.

Além disso, Sarney Filho e o governador do Acre, Tião Viana, anunciarão medidas conjuntas que serão adotadas entre o governo federal e o estado. Será oficializada, também, a doação de terreno para a construção da sede própria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) do Acre.

A EQUIPE

Chefiada por Sarney Filho, a equipe da Caravana Verde será formada pelos secretários Edson Duarte (Articulação Institucional e Cidadania Ambiental), Everton Lucero (Mudança do Clima e Florestas), Jair Tannus (Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental), José Pedro de Oliveira Costa (Biodiversidade) e Juliana Simões (Secretária de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável).

As atividades também serão acompanhadas pela presidente do Ibama, Suely Araújo, pelo presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, pelo diretor geral do SFB, Raimundo Deusdará, e pelo diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu.

 

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227


Instituto Estadual de Florestas do Amapá - IEF
Av. Procópio Rola, 675 - Centro. Fone: (96) 3131-2650 Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá