Instituto Estadual de Florestas do Amapá

Acessibilidade: A+ A() A-
FLORESTA ESTADUAL DO AMAPÁ

O que é a Flota/AP?

A Floresta Estadual do Amapá ou Flota/AP é uma área de floresta nativa, decretada como Unidade de Conservação em 2006, com a finalidade de fomentar o uso sustentável dos recursos florestais no estado do Amapá, visando à exploração dos produtos madeireiros e não madeireiros de forma racional (sustentável).

Ato de Criação

Lei nº1.028, de 12 de julho de 2006 (ver lei)

Histórico de criação

A intenção da criação da FLOTA surgiu com o estudo do IMAZON em 1999: "O setor madeireiro no Amapá: Situação atual e perspectivas para o desenvolvimento sustentável". Este estudo apontou para a necessidade de planejamento do setor e da criação da floresta estadual objetivando a produção.

A FLOTA foi concebida, entre 2003 e 2005 pelo governo do Estado do Amapá para dar destinação adequada às áreas arrecadadas da União. Com a finalidade de desenvolver o estado de forma sustentável, focada no potencial do setor florestal. A criação aconteceu em 2006 com a Lei nº1.028, de 12 de julho de 2006.

Nesse período o governo estabeleceu um grupo de trabalho técnico que com o grupo do zoneamento ecológico econômico estabeleceu as melhores áreas para criação da FLOTA. Entre os principais critérios para a seleção das áreas da flota estavam áreas:

- representativa de coberturas florestais densas e de alto porte;

- sem sobreposição com outra área institucional do estado;

- com entornos satisfatórios das referidas áreas institucionais;

- isentas de conflito com os resultados do ZEE da região sul do estado e;

- com referenciais estratégicos, como a presença ou proximidade de vias de acesso.

Munícipios de Abrangência

A área total da FLOTA é de 2.369.400 ha e está dividida em 4 módulos.

Do ponto de vista geográfico, a Floresta Estadual do Amapá engloba parte de 10 municípios (Figura-1) do estado, de um total de 16: Mazagão, Porto Grande, Pedra Branca do Amaparí, Serra do Navio, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Pracuúba, Amapá, Calçoene e Oiapoque.

Importância Ambiental da Floresta Estadual do Amapá

Os ecossistemas naturais são responsáveis pelos seguintes serviços: provisão, regulação, culturais e de suporte. Nesse sentido, a conservação das florestas é uma estratégia de valorização da vida.

A FLOTA se integra ao grande corredor da biodiversidade do qual o Amapá faz parte. Assim, abriga muitas espécies de seres vivos, algumas com ocorrência restrita para essa região, outras com importância econômica e cultural. Também são reservatórios de recursos florestais madeireiros e não madeireiros e de recursos genéticos.

Instituto Estadual de Florestas do Amapá - IEF
Av. Procópio Rola, 675 - Centro. Fone: (96) 3131-2650 Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá